Sobre o Nosso Projeto de Investigação e Desenvolvimento

 

C2B Industry Solutions for AgroIndustrial

Wine Business

 

O projeto C2B Industry Solutions for Agroindustrial desenvolveu uma solução Wine Business e seguiu uma metodologia assente em três grandes pilares – Informação, Desenvolvimento e Inovação – para ir ao encontro dos desafios colocados à indústria do vinho desde o cultivo, passando pelo processo de produção e terminando no negócio empresarial no seu todo:

 

1 – Informação, com intuito de dar a conhecer aos elementos envolvidos no projeto (equipa de desenvolvimento e cliente piloto) os desafios impostos pelo negócio do cultivo e produção do vinho, as soluções existentes de apoio ao negócio disponíveis no mercado, quais as suas valências e as suas fraquezas. Visitas ao terreno, acompanhamento dos processos realizados na operação do negócio, reuniões e entrevistas com os elementos chave de apoio ao negócio no cliente piloto, investigação aos processos de negócio de outros produtores de vinho, estudo de soluções existentes no mercado foram algumas das atividades realizadas que conduziram a C2B ao desenvolvimento da solução Wine Business.

 

2 – Desenvolvimento, através de ensaios e experimentação, consistiu na definição, arquitetura e execução da solução, resultado da investigação efetuada no primeiro grande pilar deste projeto. Nesta fase, foi efetuada uma análise de viabilidade do ponto de vista tecnológico e apuramento do custo/beneficio em utilizar uma ferramenta totalmente standard do sistema SAP ERP, ERP já em utilização pelo nosso cliente piloto, o qual é utilizado por uma percentagem elevada empresas de média/grandes dimensões a nível mundial, não inviabilizando a sua integração com qualquer outro sistema de gestão.

As tecnologias SAP utilizadas são constituídas por um conjunto de aplicações Fiori que são Web responsívas e baseadas em HTML5, podendo ser executadas em qualquer dispositivo e fornecendo assim uma excelente experiência de utilização para o utilizador. Todas as comunicações com as aplicações são efetuadas com serviços web OData, ficando os dados armazenados na base de dados do sistema SAP, o que garante segurança pois, como referido, toda esta solução é desenvolvida com tecnologias SAP e disponibilizada, para os utilizadores, através do sistema SAP da empresa.

Esta solução visa a otimização operacional, totalmente integrada com todos os processos de negócio de todas as empresas de produção de vinhos. Após a definição tecnológica, foi efetuado o desenho e implementação dos processos de negócio, seguidos de testes em laboratório com o cliente piloto, até aprovação final e entrada no sistema produtivo. Neste momento, a solução Wine Business encontra-se a operar a full no sistema de gestão do cliente piloto desde Julho/2019 com resultados muito positivos. Esta solução, e em fase de desenvolvimento, teve o desafio de automatizar a integração com dispositivos externos, nomeadamente sistemas de pesagens e medições de pontos de controlo do departamento de qualidade, agilizando o registo e manutenção de dados determinantes nos processos logísticos da operação.

 

3 – Inovação, com recurso às ultimas tecnologias, procedimento e interação entre os utilizadores dos dias de hoje e a manutenção da informação determinante para a gestão do negócio, o objetivo foi aligeirar a execução destas tarefas. A mobilidade, a facilidade de movimentação, sem perda de informação, promovendo a colaboração e a eficiência são os pontos chave na decisão da solução desenvolvida.

 

 

 

Enquadramento:

O C2B Industry Solutions for Agroindustrial é um projeto de investigação em tecnologias de informação que permitem o desenvolvimento de um produto vocacionado para a gestão de processos no setor agroindustrial aplicando técnicas inovadoras e apoiado no conhecimento das tecnologias dos nossos colaboradores e dos processos por uma grande empresa do setor – a Sociedade Vinhos Borges (SVB) – que atua como nosso parceiro de investigação e de desenvolvimento.

 

Objetivos:

As atividades de I&D consistiram na realização de testes, ensaios, experimentação e integração da solução destinada à validação e demonstração desta tecnologia no desenvolvimento de novos produtos, em ambiente operacional e em sistema completo (prova de conceito experimental e validação de tecnologia num ambiente de laboratório aplicada a cada processo de negócio).
Foi possível concluir através de pesquisas no mercado e na internet que havia um défice de produtos tecnológicos que suportassem a gestão dos processos específicos do setor de produção agroalimentar e em particular da Vitivinicultura.

As soluções disponíveis no mercado para o setor agrícola em geral denotam grandes fragilidades e inoperâncias, paragens de atividade, baixa eficácia e elevado custo – se por um lado se verifica uma desatualização da tecnologia utilizada, por outro lado persiste uma desadequação desta face às necessidades de utilização dos agentes económicos que para além de exigirem cada vez mais soluções multi-device, procuram segurança, flexibilidade e extensibilidade, querem as suas aplicações a comunicar umas com as outras e sobretudo com sistemas já internalizados de tipo ERP e pretendem um tipo de solução verticalizada que corra as operações desde o tratamento do terreno agrícola até à comercialização do produto final. Até à data, não existe nenhum produto que corresponda a estes quesitos e que permita aos empresários optar por um investimento eficiente.

 

A nossa aposta foi perceber melhor os processos empresariais específicos do setor agrícola e preencher este nicho de mercado tecnológico com uma solução inovadora ao nível da recolha automática e tratamento de informação de negócio, da usabilidade pelos utilizadores e o cumprimento das formalidades legais inerentes ao setor.
Esta atividade pretende ainda fazer o levantamento geral dos processos de negócio do setor agroindustrial e específicos do cliente piloto e que potencialmente estariam disponíveis para serem informatizados e melhorados no produto final em desenvolvimento.

 

Cofinanciado e com o apoio do IAPMEI, FEDER e PT2020